"Toda criança é um artista. O problema é como manter-se artista depois de crescer." Pablo Picasso
No post As Garatujas de Maria Cecília falei um pouco sobre o quanto é importante a criança se expressar desde cedo através do desenho. Em casa podemos ampliar essa experiência ao estimular a manifestação artística da criança de diversas maneiras.
Qual bebê não adora de lambuzar de tinta? Vocês já pararam para pensar que toda criança tem a necessidade de se manifestar através da arte?
Assim como os artistas se comunicam ao produzir suas obras, a criança também utiliza desse recurso para interagir com o mundo a sua volta. Ela exercita a sua criatividade de maneira natural e livre. A arte presente no cotidiano da criança faz ela descobrir, apreciar, criticar e se expressar.
Quando falo de arte não me refiro apenas as plásticas, mas toda a forma que ela se apresenta: cênicas, musical, gráfica, etc.
Sim, temos bastante assunto nesta área, mas hoje vou dar algumas dicas de como comecei a ampliar as artes plásticas aqui em casa.
Há alguns meses Maria Cecília começou a pintar usando tinta. Confesso que dá um pouquinho mais de trabalho que o desenho com o giz, e até uma preguicinha de fazer, mas ela curte bastante e sei que essa atividade faz com ela descubra novas maneiras de expressar através de suas produções.
Comprei um avental para ela usar sempre quando formos mexer com esses materiais, esse recurso ajuda não sujar tanto as roupas. Você pode optar de colocar aquela roupa mais velhinha no seu filho e também usar tintas guache atoxicas e laváveis.
Realizamos essa atividade de diferentes maneiras tanto com ela em pé, quanto sentada. Após experimentar os dois jeitos achei que sentada na cadeirinha ficou tudo mais organizado. Dessa forma você não corre o risco que seu filho saia correndo pela casa com as mãozinhas lambuzadas de tinta. Além disso, achei que ela se organizou melhor para pintar.


Começamos pintando com os dedos e aos poucos estou ensinando como utilizar o pincel. Você pode dar essas e outras opções para o seu filho escolher como explorar o papel. Quanto mais ele pintar livremente, mais vai descobrir diferentes maneiras de apresentar suas produções. Outra dica: para ficar mais prático uso forminhas de ovo para colocar a tinta que será utilizada.
Sempre no final da brincadeira, apreciamos a pintura que ela produziu. Converso dizendo como ficou bonito e repito quais as cores que ela utilizou. Se possível, deixo a pintura exposta em algum lugar da casa.
As artes plásticas não abrangem apenas o trabalho com tinta e papel. Há diversas maneiras de se explorar.
Minha sogra, que é ceramista, veio passar uns dias conosco e achei que seria divertido ela apresentar para a Maria Cecília a brincadeira com argila.
Forramos o chão com o papel e, assim como na brincadeira da massinha, coloquei uma placa de madeira embaixo da argila.
Nessa atividade a Maria Cecília explora do seu jeito, pega a argila, amassa e faz bolinhas. Ela ainda está aprendendo como manusear esse tipo de material e moldar figuras com as mãos. Tudo isso faz parte do aprendizado. Se desde cedo não estimularmos, a criança nunca terá a oportunidade de aprender.
Lembre-se, assim como relatei na brincadeira da massinha, você é o modelo do seu filho e, ao observa-lo, ele vai em seu tempo aprender a explorar a argila com maior firmeza e descobrir diferentes maneiras de brincar.
No final moldamos sua mãozinha para guardar de lembrança. <3
...e em um outro momento pintamos...
Foi uma experiência deliciosa, principalmente porque teve a participação especial da vovó. ;)