quarta-feira, 26 de julho de 2017

Mãos na Massa

Férias!!

A mamãe que esta de cabelo em pé levanta a mão...
Bom, usamos o nosso tempinho...ou melhor...tempão livre e unimos duas diversões: cozinhar e brincar de massinha.
Essas duas atividades já foram dicas aqui no blog: 
A importância do brincar junto  Uma aventura na cozinha
Hoje resolvemos explora-las em conjunto.
A receita da massinha caseira é muito simples. Usei essa aqui:


1 xícara de sal
4 xícaras de farinha de trigo.
1 xícara e meia de água.
3 colheres de sopa de óleo.
Corante alimentício


Fizemos metade desta receita e deu o suficiente para brincarmos.
A Maria Cecília participou de todo o processo, desde colocar os ingredientes, misturar e é claro brincar :)
Na hora da brincadeira usamos potinhos de iogurte, tampinhas, sucata em geral. Em um outro momento ela também explorou a massinha com brinquedos específicos para essa atividade.

Ela curtiu e se lambuzou :)










Dicas
  • O ideal é misturar o corante direto na água, se colocar por último, como eu fiz, precisa sovar bem a massa para  colorir;
  • Escolha um espaço da casa adequado para a "meleca"
  • Convide amigos para participar da brincadeira;
  • Guarde a massinha em um pote fechado assim ela dura mais.











terça-feira, 4 de julho de 2017

Desfralde - os três dias em duas semanas

Chegou aquele momento em que todas nós, mamães, ficamos de cabelo em pé...o Desfralde. Aqui o relato da minha experiência.


Tenho uma amiga que conheci nos EUA, na época ela estava desfraldando a filha. Achei muito interessante o método que ela estava aplicando, e acreditem a filha dela se habituou em usar o vaso em menos de 4 dias.
Fiquei logo muito curiosa para saber. Ela me contou que havia aprendido em um livro (passo a referência no final do post)
Basicamente a técnica consiste em você deixar a criança sem nada por baixo, no máximo uma camiseta. O ideal quando você tirar a fralda da criança, tirar de vez, inclusive a noturna. Essa amiga tirou uma semana para ficar em casa e deixou a filha sem roupa, e levava a menina a cada 30 minutos no penico. Deu super certo, em três dias ela estava sem fralda, uma vez que tirou não botou mais.
Eu achei muito interessante e quando chegou a vez da Maria Cecília estava decida fazer igual.

Ah tá...parecia bem simples...mas...

Na primeira semana confesso que eu estava insegura, toda vez que íamos sair eu cedia a fralda, coloquei para ir no shopping, na festinha...aí eu pensei perai tô fazendo justamente o contrário da proposta, é claro que não estávamos evoluindo em nada.
Uma semana depois eu pensei: vou ficar em casa e nem pensar em colocar calcinha e fralda  nela...era verão e fazia bastante calor, isso ajudou.
Depois que ela ficou sem nada por baixo os escapes dificilmente ocorreram e ficou muito mais fácil ela entender o lugar certo de fazer. 
O cocô foi um pouquinho mais complicado...teve dois episódios que ela fez no chão 😩 Mas totalmente normal nesse processo.
Na segunda vez peguei o cocô, mostrei pra ela e disse: Filha o lugar do cocô é aqui no penico não no chão.
Outra tática que ajudou foi colar um cartaz na parede e toda vez que ela fazia no penico, ganhava um adesivo para colar e mostrar a sua conquista. Ela adorou.



No final dessa semana ela já estava habituada e logo aprendeu a usar o redutor de assento.
Duas semanas depois eu notei as fraldas noturnas amanhecendo completamente secas e resolvi tirar também. Ocorreram poucos escapes, como a Maria Cecília não toma mais leite antes de dormir isso ajudou.

Lembrando que cada criança tem seu tempo e precisamos ficar atentas aos sinais de que eles dão para a hora do desfralde. Nós também precisamos estar seguras e preparadas, não há fórmula certa, o ideal é cada um descobrir a melhor maneira de passar por esse processo 😉

Dicas:


                              
              Indicação da minha amiga                       

Livros para a criança 



Mural de adesivos: esse uma amiga imprimiu da internet, dá para fazer em casa e os adesivos podem ser substituídos por mini carimbos :)  


Tapete de cachorro.
Ótimo para usar na cadeirinha do carro e na cama ;)
Redutor de assento dobrável
 (me ajuda muito nos passeios!!)