Chegou aquele momento em que todas nós, mamães, ficamos de cabelo em pé...o Desfralde. Aqui o relato da minha experiência.
Tenho uma amiga que conheci nos EUA, na época ela estava desfraldando a filha. Achei muito interessante o método que ela estava aplicando, e acreditem a filha dela se habituou em usar o vaso em menos de 4 dias.
Fiquei logo muito curiosa para saber. Ela me contou que havia aprendido em um livro (passo a referência no final do post)
Basicamente a técnica consiste em você deixar a criança sem nada por baixo, no máximo uma camiseta. O ideal quando você tirar a fralda da criança, tirar de vez, inclusive a noturna. Essa amiga tirou uma semana para ficar em casa e deixou a filha sem roupa, e levava a menina a cada 30 minutos no penico. Deu super certo, em três dias ela estava sem fralda, uma vez que tirou não botou mais.
Eu achei muito interessante e quando chegou a vez da Maria Cecília estava decida fazer igual.
Ah tá...parecia bem simples...mas...
Na primeira semana confesso que eu estava insegura, toda vez que íamos sair eu cedia a fralda, coloquei para ir no shopping, na festinha...aí eu pensei perai tô fazendo justamente o contrário da proposta, é claro que não estávamos evoluindo em nada.
Uma semana depois eu pensei: vou ficar em casa e nem pensar em colocar calcinha e fralda nela...era verão e fazia bastante calor, isso ajudou.
Depois que ela ficou sem nada por baixo os escapes dificilmente ocorreram e ficou muito mais fácil ela entender o lugar certo de fazer.
O cocô foi um pouquinho mais complicado...teve dois episódios que ela fez no chão 😩 Mas totalmente normal nesse processo.
Na segunda vez peguei o cocô, mostrei pra ela e disse: Filha o lugar do cocô é aqui no penico não no chão.
Outra tática que ajudou foi colar um cartaz na parede e toda vez que ela fazia no penico, ganhava um adesivo para colar e mostrar a sua conquista. Ela adorou.
No final dessa semana ela já estava habituada e logo aprendeu a usar o redutor de assento.
Duas semanas depois eu notei as fraldas noturnas amanhecendo completamente secas e resolvi tirar também. Ocorreram poucos escapes, como a Maria Cecília não toma mais leite antes de dormir isso ajudou.
Lembrando que cada criança tem seu tempo e precisamos ficar atentas aos sinais de que eles dão para a hora do desfralde. Nós também precisamos estar seguras e preparadas, não há fórmula certa, o ideal é cada um descobrir a melhor maneira de passar por esse processo 😉
Dicas:
Livros para a criança
Mural de adesivos: esse uma amiga imprimiu da internet, dá para fazer em casa e os adesivos podem ser substituídos por mini carimbos :)
 |
Tapete de cachorro. Ótimo para usar na cadeirinha do carro e na cama ;) |
 |
Redutor de assento dobrável (me ajuda muito nos passeios!!)
|