Conforme o bebê cresce e se desenvolve ele começa a perceber-se como um ser distinto. Ao usarmos o espelho no desenvolvimento infantil, a criança aos poucos reconhece a imagem refletida do seu corpo e essa experiência permite auxiliar na construção da sua identidade e autonomia.
O espelho é um elemento que ajuda a criança a aprender consigo mesmo, ter consciência dos limites do próprio corpo, observar os próprios movimentos e diferenciar-se das outras pessoas. Ao perceber seu corpo separado do corpo do outro, a criança consegue organizar as próprias emoções e ampliar seu repertório e seus conhecimentos sobre o mundo que a cerca
Aqui em casa eu comprei um espelho de acrílico e coloquei no quarto em que a Maria Cecília brinca.
Ela adora se olhar, dançar e brincar na frente do espelho. Ao brincar ela descobre e aprende novas maneiras de interagir com o espelho e para minha surpresa muitas vezes faz isso sem a minha ajuda.
Dicas de como brincar com espelho em casa:
- Mantenha-o baixo na altura da criança;
- Prefira os espelhos de acrílico e não de vidro;
- Coloque músicas que incitam movimentos e a criança possa dançar
- Separe acessórios como: chapéus, colares, óculos para se vestir
- Brinque de esconde-esconde
- Fale o nome das partes do corpo
- Faça caretas
- Conte histórias
- Diga: Olá, tchau
- Repita o nome da criança
Essas são apenas algumas brincadeiras que podem ser trabalhadas, como disse, conforme vamos dando ideias a criança vai descobrindo novas maneiras de interação. Para os bebês menores também é interessante espelho próximo ao trocador e começar bem cedo as descobertas. ;)



Nenhum comentário:
Postar um comentário