terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Espelho, espelho meu...

No post Experiência com o quarto montessoriano cito o espelho como um objeto de grande importância. Esse artifício pode ser um aliado para o desenvolvimento da criança e também nos auxiliar em muitas brincadeiras.

Conforme o bebê cresce e se desenvolve ele começa a perceber-se como um ser distinto. Ao usarmos o espelho no desenvolvimento infantil, a criança aos poucos reconhece a imagem refletida do seu corpo e essa experiência permite auxiliar na construção da sua identidade e autonomia. 
O espelho é um elemento que ajuda a criança a aprender consigo mesmo, ter consciência dos limites do próprio corpo, observar os próprios movimentos e diferenciar-se das outras pessoas. Ao perceber seu corpo separado do corpo do outro, a criança consegue organizar as próprias emoções e ampliar seu repertório e seus conhecimentos sobre o mundo que a cerca




Aqui em casa eu comprei um espelho de acrílico e coloquei no quarto em que a Maria Cecília brinca. 
Ela adora se olhar, dançar e brincar na frente do espelho. Ao brincar ela descobre e aprende novas maneiras de interagir com o espelho e para minha surpresa muitas vezes faz isso sem a minha ajuda.




Dicas de como brincar com espelho em casa:

  • Mantenha-o baixo na altura da criança;
  • Prefira os espelhos de acrílico e não de vidro;
  • Coloque músicas que incitam movimentos e a criança possa dançar 
  • Separe acessórios como: chapéus, colares, óculos para se vestir
  • Brinque de esconde-esconde
  • Fale o nome das partes do corpo
  • Faça caretas
  • Conte histórias
  • Diga: Olá, tchau 
  • Repita o nome da criança



Essas são apenas algumas brincadeiras que podem ser trabalhadas, como disse, conforme vamos dando ideias a criança vai descobrindo novas maneiras de interação. Para os bebês menores também é interessante espelho próximo ao trocador e começar bem cedo as descobertas. ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário