quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Uma bagunça organizada

Estamos de férias na casa da vovó. Quando chegamos aqui fiquei um pouco preocupada, a casa da minha sogra é cheia de vasos e obras de arte espalhados pela sala. 
Claro que a Maria Cecília já quebrou uns três vasos por aqui, além de outras traquinagens.
Eu logo pensei como iria organizar um cantinho para ela poder explorar seus brinquedos, já que em casa ela tem um espaço só para isso.
Hoje vou falar para vocês a importância de organizarmos o espaço na hora de brincar. Se você não tem um canto em que a criança possa explorar, pode ser utilizado o próprio quarto em que ela dorme.

Quem tem filhos na escola pode já ter reparado, na maioria das vezes, que nas salas de aulas para crianças pequenas são montados cantinhos de brincadeira. 
Esses cantinhos ajudam na organização da brincadeira, as crianças conseguem visualizar e explorar melhor os objetos, além disso auxiliam no desenvolvimento da criatividade e autonomia.

Aqui eu montei tudo na sala mais escondida da casa, escolhi diferentes temas para os cantos. Temos aqui uma casinha de papelão que serviu como cantinho das bonecas e comidinhas, outro com carrinhos e mais um com livros.




 

 


Você pode escolher variados temas e brinquedos. 

- Casinha com bonecas
- Cozinha
- Brinquedo de encaixe
- Carrinhos
- Livros e materiais para desenhar
- Massinha
- Brinquedos de profissões
- Animais de Pelúcia
- Instrumentos musicais
E é claro, misturar os temas também proporciona ótimas descobertas.

Algumas dicas:

- Escolha um espaço da casa fácil de limpar e com acesso sem perigo para criança
- Organize os brinquedos por tema em caixas de plástico ou papelão 
- Sempre que puder mude os cantinhos de lugar e varie os temas, eles adoram uma novidade
- Faça um rodízio de brinquedos, guarde alguns e deixe apenas outros disponibilizados para criança brincar, dessa maneira ela irá redescobrir o jeito de explorar aquele brinquedo
- Na hora de arrumar os cantinhos, conte com a ajuda do seu pequeno, momento de estimular a autonomia.

                                        


Essa maneira de organizar a brincadeira é ideal para quem optou pelo quarto montessoriano: Experiência com o quarto montessoriano

;)


sexta-feira, 4 de março de 2016

Riscando pelas Paredes

No post As Garatujas de Maria Cecília conto sobre a importância da criança desde cedo explorar o desenho.
Você sabia que conforme a criança vai se desenvolvendo seus traçados vão tomando diferentes formas?
Para nós pais esses traços podem parecer meros rabiscos sem sentido, mas eles significam muita coisa.
Hoje aqui no blog conto um pouquinho para vocês sobre as fases do desenho e como estimular esse processo.

O que são garatujas?
São os primeiros traços que a criança realiza ao tentar se expressar e representar algo.

Nas explorações iniciais da criança com o lápis e o papel ela desenha pelo prazer do movimento. As garatujas se apresentam desordenadas. Aos poucos essas garatujas vão tomando formas e começam a se ordenar e a partir daí surgirão as primeiras figuras humanas.




No vídeo a seguir produzido pela Revista Nova Escola temos uma apresentação das fases do desenho:



Mas como podemos ajudar nossos filhos nesse processo?

Aqui em casa, como já citei, a Maria Cecília adora desenhar. Sempre que posso tento proporcionar momentos agradáveis e diferentes para explorarmos essa prática.
Certo dia ela estava desenhando sentada no chão e não demorou para começar a riscar as paredes. Muitas mamães devem ficar malucas com isso, mas eu pensei, se não posso conte-la vou estimular essa ideia.
Forrei a parede com papel no cantinho que ela gostava sempre de riscar. Agora o papel fica sempre lá quando dou o giz para ela desenhar.



Você pode proporcionar esses momentos de muitas maneiras e utilizar diferentes materiais:

Canetinhas em caixas de papelão



Giz de cera no papel fixado na parede




Giz de lousa no chão da calçada, parque ou quintal



Papéis de diferentes formatos e cores





Giz de diferentes tamanhos



Uma dica: Estou guardando alguns desenhos dela e no futuro pretendo montar uma pasta apresentando a evolução dos seus traços.


Sempre que você puder sentar com seu filho e desenhar com ele ajudará nesse desenvolvimento, além de ser muito prazeroso ;)


terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Espelho, espelho meu...

No post Experiência com o quarto montessoriano cito o espelho como um objeto de grande importância. Esse artifício pode ser um aliado para o desenvolvimento da criança e também nos auxiliar em muitas brincadeiras.

Conforme o bebê cresce e se desenvolve ele começa a perceber-se como um ser distinto. Ao usarmos o espelho no desenvolvimento infantil, a criança aos poucos reconhece a imagem refletida do seu corpo e essa experiência permite auxiliar na construção da sua identidade e autonomia. 
O espelho é um elemento que ajuda a criança a aprender consigo mesmo, ter consciência dos limites do próprio corpo, observar os próprios movimentos e diferenciar-se das outras pessoas. Ao perceber seu corpo separado do corpo do outro, a criança consegue organizar as próprias emoções e ampliar seu repertório e seus conhecimentos sobre o mundo que a cerca




Aqui em casa eu comprei um espelho de acrílico e coloquei no quarto em que a Maria Cecília brinca. 
Ela adora se olhar, dançar e brincar na frente do espelho. Ao brincar ela descobre e aprende novas maneiras de interagir com o espelho e para minha surpresa muitas vezes faz isso sem a minha ajuda.




Dicas de como brincar com espelho em casa:

  • Mantenha-o baixo na altura da criança;
  • Prefira os espelhos de acrílico e não de vidro;
  • Coloque músicas que incitam movimentos e a criança possa dançar 
  • Separe acessórios como: chapéus, colares, óculos para se vestir
  • Brinque de esconde-esconde
  • Fale o nome das partes do corpo
  • Faça caretas
  • Conte histórias
  • Diga: Olá, tchau 
  • Repita o nome da criança



Essas são apenas algumas brincadeiras que podem ser trabalhadas, como disse, conforme vamos dando ideias a criança vai descobrindo novas maneiras de interação. Para os bebês menores também é interessante espelho próximo ao trocador e começar bem cedo as descobertas. ;)

sábado, 6 de fevereiro de 2016

Pequena grande artista

"Toda criança é um artista. O problema é como manter-se artista depois de crescer." Pablo Picasso

No post As Garatujas de Maria Cecília falei um pouco sobre o quanto é importante a criança se expressar desde cedo através do desenho. Em casa podemos ampliar essa experiência ao estimular a manifestação artística da criança de diversas maneiras.
Qual bebê não adora de lambuzar de tinta? Vocês já pararam para pensar que toda criança tem a necessidade de se manifestar através da arte? 
Assim como os artistas se comunicam ao produzir suas obras, a criança também utiliza desse recurso para interagir com o mundo a sua volta. Ela exercita a sua criatividade de maneira natural e livre. A arte presente no cotidiano da criança faz ela descobrir, apreciar, criticar e se expressar.
Quando falo de arte não me refiro apenas as plásticas, mas toda a forma que ela se apresenta: cênicas, musical, gráfica, etc.
Sim, temos bastante assunto nesta área, mas hoje vou dar algumas dicas de como comecei a ampliar as artes plásticas aqui em casa.

Há alguns meses Maria Cecília começou a pintar usando tinta. Confesso que dá um pouquinho mais de trabalho que o desenho com o giz, e até uma preguicinha de fazer, mas ela curte bastante e sei que essa atividade faz com ela descubra novas maneiras de expressar através de suas produções.
Comprei um avental para ela usar sempre quando formos mexer com esses materiais, esse recurso ajuda não sujar tanto as roupas. Você pode optar de colocar aquela roupa mais velhinha no seu filho e também usar tintas guache atoxicas e laváveis.


Realizamos essa atividade de diferentes maneiras tanto com ela em pé, quanto sentada. Após experimentar os dois jeitos achei que sentada na cadeirinha ficou tudo mais organizado. Dessa forma você não corre o risco que seu filho saia correndo pela casa com as mãozinhas lambuzadas de tinta. Além disso, achei que ela se organizou melhor para pintar.

             

Começamos pintando com os dedos e aos poucos estou ensinando como utilizar o pincel. Você pode dar essas e outras opções para o seu filho escolher como explorar o papel. Quanto mais ele pintar livremente, mais vai descobrir diferentes maneiras de apresentar suas produções. Outra dica: para ficar mais prático uso forminhas de ovo para colocar a tinta que será utilizada.


Sempre no final da brincadeira, apreciamos a pintura que ela produziu. Converso dizendo como ficou bonito e repito quais as cores que ela utilizou. Se possível, deixo a pintura exposta em algum lugar da casa.


As artes plásticas não abrangem apenas o trabalho com tinta e papel. Há diversas maneiras de se explorar. 
Minha sogra, que é ceramista, veio passar uns dias conosco e achei que seria divertido ela apresentar para a Maria Cecília a brincadeira com argila.
Forramos o chão com o papel e, assim como na brincadeira da massinha, coloquei uma placa de madeira embaixo da argila. 
                            
 

Nessa atividade a Maria Cecília explora do seu jeito, pega a argila, amassa e faz bolinhas. Ela ainda está aprendendo como manusear esse tipo de material e moldar figuras com as mãos. Tudo isso faz parte do aprendizado. Se desde cedo não estimularmos, a criança nunca terá a oportunidade de aprender. 
Lembre-se, assim como relatei na brincadeira da massinha, você é o modelo do seu filho e, ao observa-lo, ele vai em seu tempo aprender a explorar a argila com maior firmeza e descobrir diferentes maneiras de brincar.
No final moldamos sua mãozinha para guardar de lembrança. <3


...e em um outro momento pintamos...





Foi uma experiência deliciosa, principalmente porque teve a participação especial da vovó. ;)