No post anterior falei que nós pais somos os primeiros educadores dos nossos filhos. Quando brincamos junto com eles promovemos diferentes possibilidades de interação com os objetos, lançamos ideias e assim, a criança vai adquirir novas habilidades.
Brincar sozinho também é muito importante, pois é nessa hora que a criança coloca em prática tudo o que vem aprendendo, mas ao compartilhar esses momentos com um adulto ou outras crianças ela amplia o seu aprendizado.
Por exemplo, logo que chegamos aqui fiquei pensando em alternativas para entretê-la dentro de casa quando o inverno chegasse. Tratei de arrumar diferentes materiais para ela explorar, um deles foi a massinha.
Mas será que um bebê de um ano e meio sabe brincar com a massinha? Certamente, a primeira coisa que eles irão fazer é colocar na boca. Eles estão passando pela chamada fase oral, tudo que é diferente e novidade é levado à boca. A massinha é atoxica e não faz mal nenhum ser levada à boca, mas o ideal é que você brinque junto com o seu filho e oriente a brincadeira para que ela se torne mais segura e interessante.
Nós brincamos sentadas no chão e costumo colocar uma tábua de madeira embaixo da massinha para não grudar.
Já repeti essa brincadeira com ela algumas vezes e cada vez que brincamos surge uma novidade. Em uma das últimas vezes peguei ela testando a massinha para ver se ela riscava como o giz de cera:
Ao ser explorada, essa atividade promove o desenvolvimento de diferentes habilidades: coordenação motora fina (já treinando segurar o lápis), criatividade e a oralidade. Durante a brincadeira você pode cantar músicas, apresentar o nome das cores e formas geométricas.
Dica: Ao terminar a brincadeira, para guardar a massinha faça bolinhas e coloque em um pote com tampa, assim ela não fica dura e você pode reutiliza-la por mais muitas descobertas ;)
Amando .........<3
ResponderExcluirQue bom Ale!! Obrigada por seguir
ExcluirPerfeito, Deh!
ResponderExcluir<3
Excluir