Em uma das escolas que trabalhei os alunos tinham aulas de culinária uma vez por semana desde de um ano e meio de idade. Selecionávamos receitas simples e as crianças participavam ativamente do preparo.
A experiência na cozinha pode começar cedo e trazer muito aprendizado. Primeiro porque a criança irá colocar em prática habilidades motoras simples e fundamentais no dia a dia. Desde como manusear uma colher até segurar um copo, ao explorar tamanho e formatos de diferentes utensílios ajudamos na conquista da organização e autonomia durante as refeições.
Além disso, podemos estimular a oralidade ao nomear os objetos e alimentos, reforçar a importância da higiene nesse espaço e proporcionar a experimentação de diferentes alimentos incentivando uma alimentação mais saudável.
Para animar ainda mais a nossa aventura convidei um amigo dela para participar. Escolhi uma receita fácil e divertida: Pão de Queijo.
Aqui nos Estados Unidos alguns ingredientes que temos no Brasil são difíceis de encontrar, mas minha mãe trouxe polvilho doce quando veio me visitar. Este tipo de receita é interessante porque as crianças adoram colocar a mão na massa. Além disso confesso que estava morrendo de vontade e saudades de um pãozinho de queijo!
Após lavarmos as mãos, com todos sentados à mesa, separei os ingredientes a serem utilizados nomeando um por um. As crianças ajudaram a acrescenta-los na receita, mexeram a massa com a colher e realizaram a melhor parte: fazer as bolinhas dos pãezinhos.
Nossa aventura foi tão bacana, que combinamos com a mãe do nosso amigo de nos reunirmos sempre para explorar outras receitas. Portanto, compartilharei em futuros posts receitas legais para vocês prepararem com as crianças em casa. E é claro que convidar um amigo fica muito mais divertido!
Segue a receita do pão de queijo:
Ingredientes
500g de polvilho (doce ou azedo)
100g de queijo parmesão ralado (eu usei ele ralado fresco)
1 copo de água morna (200ml)
1 copo de leite (200ml)
1/2 xícara de óleo
2 ovos
sal a gosto
farinha de trigo para dar liga na massa
Misture os líquidos e acrescente no povinho mexendo aos poucos, coloque os ovos, sal e queijo. Sove a massa com farinha até ela desgrudar das mãos. Faça bolinhas e coloque um uma forma untada ou forrada com papel manteiga. Asse por 40 min no forno pré aquecido a 180º.
Eles aprovaram ;)







Nenhum comentário:
Postar um comentário